Geografia
Com os grandes problemas ambientais que ocorrem em nosso planeta há algum tempo, já se prevê um futuro nada animador em relação ao ambiente em que vivemos.
É de suma importância que as crianças, que representam o futuro do planeta, recebam desde cedo nas instituições ensino informações, habilidades, e conhecimentos necessários sobre o meio ambiente e o eco sistema em que vivem. Desta forma, irão adquirir condições de estabelecer uma conexão com o aprendizado e colocar em prática projetos e políticas que resultem em mudanças no mundo em que vivemos. Tais práticas serão vistas como essenciais para a revitalização e conservação do meio ambiente.
De acordo com que as escolas aderirem o propósito de ofertar disciplinas que abordem as questões ambientais, as crianças poderão desenvolver ampla visão sobre as questões voltadas para a sustentabilidade, além de desenvolverem aptidão para lidar com a temática ambiental. Com o apoio de políticas públicas e com a conscientização da sociedade, adquirir em aulas práticas de campo, um conhecimento de tamanha dimensão e importância que sirva de legado para as demais gerações no que diz respeito ao meio ambiente e seu futuro.
Num contexto interdisciplinar, os centros de ensino devem implantar atividades para incentivar o aluno a preservar a água, o solo, as florestas, enfim, todos os recursos naturais, tornando possível que desde cedo nossas crianças tenham acesso a essas informações e sejam educadas para que compreendam a importância de se preservar o meio ambiente.
Um exemplo de educação ambiental é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Benedito Ottoni, em São Paulo, SP. Tal instituição de ensino, fica próxima a uma área de Mata Atlântica remanescente e a quatro anos atrás, associou-se a outros agentes da sociedade civil para lutar contra a derrubada das