antropologia da educação
SIMÔNIA APARECIDA DA CUNHA
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2014
SIMÔNIA APARECIDA DA CUNHA
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA
Fichamento apresentado à disciplina de Escola, Cultura e Sociedade como
Pré-requisito para conclusão da disciplina.
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
2014
FICHAMENTO
Tipo: Livro
Assunto / Tema: Educação
Referência bibliográfica:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
AUTOR E OBRA Esta obra foi publicada em 1996. É a penúltima publicação de Paulo Freire, e a última envida. Freire foi um dos pensadores mais citados da América Latina no século XX. Sua visão marxista do mundo aparece muito claramente neste livro, mas com uma leitura peculiar, que alia tanto a estrutura de pensamento própria do marxismo – no uso de conceitos como classe, ideologia,dominação, etc – mas também como uma negação do determinismo da História, ao qual muitos outros pensadores desta linha tem como característica. Outra leitura de Marx que o diferencia dos demais é na sua crença em Deus. Paulo Freire era um otimista, pois acreditava que esta era a condição natural do ser humano. E por toda a sua obra se vê claramente essa disposição ao otimismo do autor.
CAPÍTULO 1 (Páginas 11 a 26)
Não há docência sem discência
A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo.”[...] (p.11 ).
“O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão.”[...] (p. 14)
“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas