geografia
Dureza
Você técnico em plástico, faz parte da equipe do laboratório de ensaios de polímeros de uma grande empresa. Você irá executar um ensaio de determinação da dureza Shore A e Shore D em materiais poliméricos conforme a orientação e elaborar um relatório técnico observando:
a) Materiais utilizados: PA6,PS,PP e Soutoprene.
b) Procedimento experimental : A dureza consiste numa medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada. Para determinar a dureza, há várias técnicas sendo que nestas técnicas um pequeno penetrador é forçado contra uma superfície do material a ser testado. A partir desse resultado, mede-se a profundidade ou o tamanho da impressão relacionando a um número, índice de dureza. Assim, quanto mais macio for o material, maior e mais profunda será a impressão e menor será o índice.
2) Resultados: Preencher a tabela com dados obtidos
3) Preencher a tabela com valores médios das durezas
4) Discutir os resultados, relacionando-os com as estruturas dos materiais analisados e comportamento mecânico.
PA6: PA 6 não modificado, oferece a mais alta resistência e dureza entre as PA 6.
PS: A determinação da dureza é baseada na medida da impressão feita por um endento no material sob uma carga constante, PS foi o material mais resistente ao ensaio.
PP COPO: Apresentou um bom desempenho nos 15s iniciais .
PP RECIC: Apresentou um resultado abaixo ao do PP COPO.
Soutoprene: Apresentou um Bom comportamento ao Ensaio .
Conclusão
Os valores da dureza são relativos, dependendo, assim, do tipo de técnica utilizada. Os ensaios de dureza são realizados frequentemente, porque são simples e baratos, não destrutivos (o corpo de prova não é fraturado e nem deformado drasticamente) e permitem determinar outras propriedades do material.