geografia
O Agronegócio no Brasil tem uma expressiva participação na economia do país e representa aproximadamente 22,15% do PIB em 2012. Atualmente o país ocupa notável posição mundial na produção agroindustrial. 1º produtor mundial de café, açúcar e laranja.
1º exportador mundial de carne bovina e de aves.
1º produtor de cana e açúcar e líder na exportação de açúcar e etanol.
2º produtor mundial de soja.
Características e diversidades
O Brasil é um país com vocação natural para o agronegócio devido às suas características e diversidades, principalmente encontradas no clima favorável, no solo, na água, no relevo e na luminosidade.
Com seus 8,5 milhões de km o Brasil é o país mais extenso da América do Sul e o quinto do mundo com potencial de expansão de sua capacidade agrícola sem necessidade de agredir o meio ambiente.
O Agronegócio é atividade de capital intensivo.
Exige máquinas e equipamentos;
Insumos caros e sofisticados;
Crescente emprego de tecnológico (agricultura precisão);
A Importância do Agronegócio no Brasil:
Grande participação no Produto Interno Bruto
Cria aproximadamente 37% de todos os empregos do país
Responde por aproximadamente 39% das exportações
Saldo comercial de aproximadamente 79 bilhões de dólares em 2012
Aproximadamente 30% das terras brasileiras são utilizadas para agropecuária
Aproximadamente 61% do território ainda é coberto por matas originais
Insegurança alimentar é a falta de disponibilidade e o acesso das pessoas aos alimentos. Uma casa é considerada como tendo segurança alimentar quando seus ocupantes não vivem com fome ou sob o medo de inanição. De acordo com o World Resources Institute, a produção de alimentos per capita tem aumentado substancialmente nas ultimas décadas1 . Em 2006, MSNBC reportou que globalmente o número de pessoas obesas passou o número das desnutridas, onde mais de 1 bilhão de pessoas estão acima do peso, e um estimado de 800 milhões estão desnutridas2 . De acordo com um artigo de