Qualidade de ensino
ALUNO
A educação é hoje universalmente considerada um dos principais veículos da socialização e da promoção do desenvolvimento individual. Inserindo-se num contexto histórico, social e cultural mais amplo, os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir. É neste sentido que se pode falar, globalmente, de intercâmbio escolar, que se cria e preserva-se através da interacção, comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade, num conjunto de aspectos transversais, que caracterizam a escola como organização.
Ser educador hoje exige muito mais do que ter somente conhecimento sobre sua área específica.
É preciso ser um estimulador do prazer em construir o conhecimento. O educador tem que ensinar seus alunos a pensarem, a descobrirem, a desenvolverem suas competências e habilidades. O professor do século XXI é um estimulador, motivador no desenvolvimento de habilidades, que potencializa as competências nos alunos, mas para tal, tem que quebrar os velhos paradigmas tradicionais de ensino, deixando de ser somente um transmissor de informações. A globalização hoje exige actualização, adaptação, pesquisa e inovação, o que pode ser feito de varias formas um dos quis inclui intercâmbio escolar no que concerne: avaliações, debates, palestras, seminários, olimpíadas, feiras, jornadas científicas, e muito mais.
Nesta perspectiva, nota-se que o processo de ensino e aprendizagem é dinâmico, sempre acompanhando as transformações provocadas pela globalização dia pós dia. Tendo como base a história da educação, nota-se também que as ideias sobre educação evoluíram bastante ao longo das últimas décadas, ou seja, o que era valido ou valorizado ontem fica obsoleta e hoje perde valor, o que exige inovação e/ou mudança constante que não só atrai, mas satisfaz o mercado.
As escolas hoje não são excepções destas transformações, ou seja, o