Geografia
Origem da água
Muito antes da formação dos actuais continentes, existiria uma grossa, pesada e quentíssima massa de nuvens envolvendo toda a Terra. Dessa forma, os materiais que um dia viriam a constituir a hidrosfera do planeta estariam sob a forma gasosa, nessa primeira atmosfera terrestre. Quando o arrefecimento da crosta atingiu uma temperatura critica, ainda que muito elevada, tornou-se impossível a manutenção de todos as materiais líquidos sob o estado gasoso. Então, enormes chuvas quentes, de grande poder de erosão, iniciaram o primeiro ciclo hidrológico da Terra. Uma parte da água dessas precipitações voltava à atmosfera por intensa evaporação. O restante preencheu as depressões primárias da superfície do globo, vindo a formar o primeiro grande oceano do nosso planeta.
Influência do movimento tectónico nos oceanos
O movimento das placas tectónicas tem uma influência notável nos oceanos. Acredita-se que os actuais oceanos da Terra foram formados pela geração de uma nova crosta entre placas que se afastaram e que a convergência de placas deu origem a cadeias montanhosas. Os oceanos da Terra encontram-se em diferentes estádios de formação: O Oceano Pacífico é antigo e já está a diminuir em ambos os lados, o que poderá resultar na colisão da Ásia com a América do sul e do norte. O Oceano Índico está a crescer em oeste e a diminuir em leste. O Atlântico encontra-se ainda em expansão em ambos os lados e o Mar Vermelho é o embrião de um futuro oceano.
Importância dos oceanos
Os oceanos são extremamente importantes para o planeta, pois a vida se originou neles. São eles os grandes produtores de oxigênio, fato este que ocorre através das microalgas oceânicas, também regulam a temperatura do planeta, interferem na dinâmica atmosférica e diferenciam tipos climáticos. Os oceanos também são uma importante via de transporte.
A biodiversidade encontrada nos oceanos é riquíssima e equivalente à de ecossistemas terrestres. Além disso, é uma