geografia
2° Período Noturno
Geografia
Tanto a formação de favelas ou "áreas invadidas" como organizações de favelados, raramente surgem espontaneamente ou em decorrência de escolhas individuais. Ao contrário, surgem em conjunturas específicas, fruto de orientações sócio-econômico-políticas mais gerais e sob um rígido controle institucional, a fim de que respondam, satisfatoriamente, às exigências que as condicionaram.Desde que a população começou a crescer vertiginosamente muitos pesquisadores e economistas passaram a se preocupar com a situação e com a sociedade. Neste trabalho analisaremos, como as favelas surgiram em consequência desse crescimento, quais são suas características.
A Formação De Favelas Nas Grandes Cidades
Introdução
Desde que a população começou a crescer vertiginosamente muitos pesquisadores e economistas passaram a se preocupar com a situação e com a sociedade. Neste trabalho analisaremos, como as favelas surgiram em consequência desse crescimento, quais são suas características .
Se a imagem da metrópole no século XX era a dos arranha-céus e das oportunidades de emprego, ao redor do mundo é possível, atualmente, observarmos cenários de pobreza onde vive grande parte dos habitantes das grandes cidades do século XXI. Temos presenciado o crescimento cada vez maior do número de favelas em diversas partes do mundo; em todos os continentes. Os números impressionam e quando expostos, como feito por Mike Davis (2006), deixam atônitos até os menos envolvidos com a temática: tratam-se de aproximadamente 200 mil favelas existentes no planeta.
Esse crescimento está ligado a vários fatores, mas mencionaremos apenas alguns que, obviamente, estão interligados. A impiedosa especulação imobiliária é um dos fatores responsáveis pela expulsão de milhões de moradores pobres das cidade para as periferias e para as favelas, sujeitando-os a inundações, deslizamentos e a todo tipo de risco que acabam sujeitos, levando a