Geografia
2011/2012
Decisões Polémicas
Índice
Introdução
Este trabalho tem como tema Decisões Polémicas, das quais a construção do TGV, do novo aeroporto de Lisboa e da terceira travessia do Tejo e foi elaborado no âmbito da disciplina de Geografia A.
Este trabalho tem como finalidade servir de instrumento a esta disciplina e apresentar os resultados das nossas pesquisas bibliográficas.
Ao longo do desenvolvimento deste trabalho vamos mostrar as controvérsias existentes na aprovação de grandes projetos já mencionados incluindo opiniões diferentes.
A metodologia que o grupo de trabalho decidiu adotar consistiu em pesquisa bibliográfica em livros e na Internet e a divisão de tarefas por todos os elementos do grupo.
TGV?
O que é?
O TGV (do francês: Train à Grande Vitesse) é o comboio de alta velocidade francês. É construído pela empresa francesa Alstom, e TGV é uma marca registrada da SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français), empresa pública de transporte ferroviário francesa.
O TGV viaja em linhas especiais conhecidas como LGV (linha de alta velocidade), permitindo atingir velocidades de 320 km/h em operação normal nas linhas mais recentes. O TGV também pode usar linhas convencionais, mas neste caso, a velocidades mais baixas. O TGV tem cerca de 200 destinos na França e no estrangeiro.
Em 3 de abril de 2007, durante um teste de velocidade, a composição V150, fabricada pela Alstom, atingiu a velocidade de 574,8 quilómetros por hora em Le Chemin, perto de Champanha-Ardenas, na linha Paris-Estrasburgo, que foi aberta a passageiros no dia 10 de Junho de 2007, estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade sobre carris, ultrapassando o objetivo de 540 km/h que havia sido inicialmente previsto (V150 querendo significar 150 metros por segundo, ou seja 540 km/h).
O TGV Paris-Estrasburgo circula a uma velocidade máxima de 320 km/h, ou seja, vinte quilómetros por hora mais