geografia
Todas essas partes permitem ao corpo fazer os movimentos respiratórios de inspiração e expiração.
O nariz:
É a parte externa do sistema respiratório e principal via para entrada e saída do fluxo de ar para dentro e fora dos pulmões.
Fossas nasais:
As fossas nasais tem a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício para o seu devido processamento.
Faringe:
A função da faringe e fecha a entrada do bolo alimentício às vias respiratórias.
Laringe:
A função da laringe e impedir a entrada de alimento nas vias aéreas inferiores.
Traqueia:
A traqueia é um tubo cuja função é conduzir o ar para os brônquios.
Brônquios:
Os brônquios são os tubos que se originam da traqueia para levar ar aos pulmões.
Bronquíolos:
Os bronquíolos são ramificações dos brônquios que se conectam aos alvéolos pulmonares.
Os pulmões:
A principal finalidade dos pulmões é abastecer o nosso sangue de oxigênio, que é levado para as células do corpo. Além disso, os pulmões também executam a função de tirar do sangue o dióxido de carbono (gás carbônico) e vapor de água, eliminando-os do corpo através do processo de expiração.
Células epiteliais:
Células caliciformes;
A célula caliciforme é um exemplo de célula produtora de muco e pode ser encontrada no epitélio de vários órgãos. Em seu polo apical, a célula caliciforme apresenta muitos grânulos de secreção glicoproteica, grandes e pouco elétron-densos. O núcleo é geralmente achatado e deslocado para a parte basal da célula, região rica em retículo endoplasmático rugoso. Acima do núcleo, encontramos o aparelho de golgi muito desenvolvido. No retículo endoplasmático rugoso se inicia a síntese das glicoproteínas. Os glicídios são adicionados à parte proteica no retículo