Geografia
Desde o dia 4/3/2014 que ninguém entrou em guerra a única coisa que aconteceu foi que a Rússia invadiu a zona ucraniana de Creme ia, uma zona conhecida por maioria russa, maioria da população nessa parte da Ucrânia é pró- Rússia, ou seja, apoia esta ocupação.
Interesse russo para analistas, a decisão do governo de suspender a negociações pela entrada na UE (União europeia) se deve diretamente à forte pressão da Rússia. A Rússia adotou medidas como inspeções demoradas nas fronteiras e o banimento de doces ucranianos, além de ter ameaçado com várias outras medidas de impacto econômico.
A Ucrânia está em uma longa disputa com Moscou sobre o custo do gás russo. Além disso, no leste do país - onde ainda se fala russo - muitas empresas dependem das vendas para a Rússia. Yanukovych ainda tem uma grande base de apoio no leste da Ucrânia, onde ocorreram manifestações promovidas por seus aliados.
Após a deposição do presidente, a Rússia disse ter "graves dúvidas" sobre a legitimidade do novo governo na Ucrânia, e afirmou que o acordo de paz apoiado pelo Ocidente no país foi usado como fachada para um golpe.
Pouco depois, o chanceler russo, Sergei Lavrou, disse que o país não pode ser forçado a escolher entre manter laços próximos com a Rússia ou com o Ocidente. Já os EUA negaram que a questão seja resumida a uma disputa "Ocidente x Oriente".
Putin diz que o interesse russo é unicamente proteger os cidadãos de língua russa até que a situação na Ucrânia seja amenizada.
Exercícios militares da Rússia aumentam tensão na Ucrânia
A Rússia pôs 150 mil soldados em alerta máximo para exercícios militares perto da fronteira com a Ucrânia.
Rússia mandou 6 mil soldados e 30 blindados à Crimeia, acusa Ucrânia
Tensão separatista cresce na península ucraniana pró-russa.
Governo provisório ucraniano denuncia 'agressão armada' da parte russa
Em escalada de tensão, governo da Ucrânia acusa Rússia de