geografia
É importante que o aluno vivencie de maneira concreta o estudo da linguagem cartográfica se tornando um instrumento significativo de aprendizagem, porque ela viveu esta experiência, entra em contato com o concreto, tende sempre a ampliar seu conhecimento, sua capacidade de desenvolver a comunicação referente a lugares, espaços, acontecimentos, histórias e informações, que possibilitam a compreensão de um espaço real, que de acordo com a autora os mapas são apresentados para a criança como símbolo. Ela vai conhecendo e juntamente com as outras crianças e mediação do professor vão criando conceitos, partindo da realidade em que vivem, com as relações que estabelecem em sala de aula, na escola e no seu dia a dia.
A criança durante sua vida escolar passa por muitas fases de desenvolvimento, onde o professor deve respeitar todo o ser humano, pois cada um tem sua capacidade de se desenvolver de uma forma, uns mais rápidos outros mais lentos. E assim podemos conceituar o modo de pensar e agir de cada um no espaço geográfico tendo isso definido, ela é capaz de entender e fazer representação de um espaço que não é o seu, que não é sua realidade.
É importante ressaltar que para a criança ter a capacidade de criar um conceito bem definido de um espaço abstrato em primeiro momento ela tem que ter clareza do espaço real, vivenciado, ela necessita ter esse conhecimento para sua formação cognitiva, social de cidadão e para sua aprendizagem em desenvolvimento.
Cada dia que a criança acorda, necessitam das noções de espaço para criar novas possibilidades de conhecimento mais habilidades, agilidade e lateralidade de posicionamento. Se tiverem todas essas definições claras seu desenvolvimento neuropsicomotor esta preparado para o processo de ensino aprendizagem, estes conhecimentos são base para a formação da criança.
De