geografia
A Origem da Lua se refere a qualquer das várias explicações para a formação da Lua, satélite natural da Terra. A principal teoria tem sido a hipótese do grande impacto entretanto as pesquisas continuam nesta área e existem variações e alternativas. Outros cenários propostos incluem teorias de colisão planetesimal ou asteróides. Os movimentos da Lua
A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são a rotação, a revolução e a translação.
O Movimento de Translação da Lua é o que faz em torno do Sol acompanhando a Terra, sua duração é o de um ano, portanto 365 dias. Tal movimento é também denominado de "Revolução Lunar", os dois pontos máximos de aproximação e afastamento entre a Terra e a Lua recebem, respectivamente, os nomes de perigeu e apogeu.
A Rotação da Lua é o movimento que ela faz em torno de seu próprio eixo., é realizado em igual intervalo de tempo, e por essa coincidência, a Lua tem sempre a mesma face voltada para a Terra.
E Revolução é o movimento elíptico que a Lua executa ao redor da Terra.
Esses dois últimos movimentos tem a mesma duração, pois são realizados, em tempos iguais, num período aproximado de 27 dias e 8 horas. Devido á igualdade nas durações desses dois movimentos é que a Lua nos mostra sempre mesma única face.
Como a órbita da Lua também é eliptica, a distância Lua-Terra varia ao longo do período da revolução. A distância média da Lua á Terra é de aproximadamente 384000 quilometros.
Fases da Lua
As fases da Lua referem-se à mudança aparente da porção visível iluminada do satélite devido a sua variação da posição em relação à Terra e ao Sol. O ciclo completo, denominado lunação, leva pouco mais de 29 dias para se completar, período no qual a Lua passa da fase nova, quando sua porção iluminada