geografia
A Região Centro-Oeste do Brasil, apesar de ser a segunda maior região do país em extensão territorial, é a segunda menos populosa. Entre as cinco região é a única não banhada pelo mar. Faz fronteira com dois países sul americanos, Bolívia e Paraguai. Sua posição central é a única que permite ligação de fronteira com todas as outras regiões brasileiras. Abriga a Capital do País, Brasília, centro das decisões políticas. Possui a maior planície úmida do mundo, o Pantanal Mato-grossense.
Estados da Região Centro-Oeste
Os 3 estados da Região Centro-Oeste e suas capitais são:
Mato Grosso (MT) - Cuiabá
Mato Grosso do Sul (MS) - Campo Grande
Goiás (GO) - Goiânia
E o Distrito Federal (DF) - Brasília.
Vegetação
A Região Centro Oeste está localizada, em sua maior parte, no Domínio do Cerrado. Essa vegetação é composta de árvores tortuosas, entre as quais nascem gramíneas apropriadas para o pasto do gado.
O cerrado possui espécies típicas como o ipê, o pau serra, a lixeira e o pequi, cujo fruto é muito consumido na região.
A constante exploração das formações vegetais principalmente para fabricação de carvão vegetal, usado nas indústrias da região e parte do sudeste, destruiu grande parte do cerrado.
A Região Centro Oeste ainda mantém preservada grande área de Floresta Amazônica, no norte de Mato Grosso.
O Parque Nacional do Pantanal Mato grossense, criado em 1981, tem 95% de seus 1.350 km² em áreas alagáveis. Localizado no chamado Complexo do Pantanal, o parque abriga paisagens de campos e florestas.
Outros parques da região: Chapada dos Guimarães em Mato Grosso, Chapada dos Veadeiros e Emas em Goiás e Serra da Bodoquena em Mato Grosso do Sul.
Clima
Na Região Centro Oeste predomina o clima tropical semi-úmido, com a presença de duas estações bem definidas: um verão úmido, com chuvas entre os meses de março a outubro, e um clima seco durante o inverno, entre os meses de abril a setembro, com temperaturas que variam em