geografia
Existe hoje uma situação de desespero total pela vida que se manifesta de muitas maneiras: o tráfico de pessoas, sobretudo de mulheres e crianças; as migrações forçadas, que na maioria das vezes tem rosto marcadamente feminino, os exilados política e o racismo, a prostituição organizada; o trabalho escrava; o comércio de órgão humano; a violência doméstica; a exploração sexual de crianças e adolescentes; a desintegração da FAMILIA e a da mulher. Este e tantos outros aspectos são manifestações da mesma chaga social que provoca repudio e a reação de muitos grupos cristãos ou não, religiosos ou não. Eles se revoltam contra estes fatos na maioria das vezes impunes.
Muitas pessoas tomam consciência e sentem um apelo para lutar contara esta situação desumana e desumanizadora. Há pessoas, por causa de sua fé em Deus, se engajam nesta luta. Outras o fazem por uma simples sensibilidade humana que as leva a luta contra estes crimes. Outras,a inda, e são a maioria e tomam consciência deste fato, não concordam, mas não sabem como agir. Sentem a sua total impotência e incapacidade para poder fazer qualquer coisa que possa melhorar a a situação e aliviar o sofrimentos que tudo isso provoca em tantos seres humanos.
A Rede Um Grito Pela Vida, regional Manaus/Roraima é composta pela Vida Religiosa Consagrada, com a presença de sete congregações, Cáritas Arquidiocesana, pessoas sensíveis ao problema e Equipe Itinerante. Tem fortalecido parcerias com outros grupos e instituições que lutam contra o trafico de Pessoas.
Em vista disto propomos algumas reflexões com os seguintes objetivos:
Ajudar a criar e a aprofundar em nós a mística mais profunda em defesa da vida e do resgate da dignidade humana de tantas irmãs e irmãos excluídos, excluídas, vendidas, prostituídas, comercializadas e assassinadas.
Provocar a busca de meios para poder lutar com mais eficiência e maior alcance e encontrar caminhos para a construção de uma convivência mais humana.
O que é