Geografia
Este trabalho têm como objetivo apresentar as principais características da região Centro-Oeste do Brasil, seguindo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal; relatos sobre sua população, atividades econômicas, industriais e agrícola.
DESENVOLVIMENTO
A Região Centro-Oeste é dividida em 4 unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília a capital do país. A Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional.
O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes: Planalto Central, Planalto Meridional, e Planície do Pantanal.
O clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso, a característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a março, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro.
A Região Centro-Oeste é drenada por muitos rios, agrupados em três grandes bacias hidrográficas
Bacia Amazônica:, em Mato Grosso, para onde se deslocam rios colossais, como o Xingu, ou rios que formam principais afluentes do rio Amazonas, como o Juruena e o Teles Pires que formam o rio Tapajós; * Bacia do Tocantins-Araguaia, ocupando o norte e o ponto mais a oeste de Goiás e o extremo leste de ; * Bacia Platina, subdividida em suas bacias hidrográficas: a bacia do rio e a bacia do rio Paraguai, no restante da região.
No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.