Bacterias
Bactérias causadoras de doença, ou patogênicas, são parasitas de organismos vivos. As bactérias entram nos humanos de diversas formas. Bactérias do ar entram por abrasões na pele ou passando diretamente pelo nariz, garganta ou pulmões. Elas causam doenças como difteria, coqueluche, infecções por estafilococos, infecção da garganta causada por estreptococos, tétano e tuberculose. Outras bactérias entram no corpo por meio de comida ou água contaminada. Elas causam doenças como febre tifóide, desinteria, cólera e botulismo. Algumas cadeias de bactérias secretam toxinas na corrente sanguínea, que carrega o veneno para outras partes do corpo. Algumas doenças bacterianas podem ser prevenidas por imunização rotineira durante a infância. Se as doenças são contraída, elas geralmente são tratadas com antibióticos, como penicilina e sulfa. Pessoas que são especialmente suscetíveis a infecções bacterianas, como as que se recuperam de uma cirurgia ou aquelas que estão em tratamento quimioterápico, tomam antibiótico como modo de prevenção.
BACTÉRIAS
As bactérias são organismos unicelulares com tamanho microscópico, medindo cerca de 0,2 a 1,5 μm de comprimento, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte. Normalmente possuem uma rígida parede celular que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares), formando um complexo denominado de pepdidoglicnas. Essa substância é responsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo.
Algumas espécies de bactérias possuem uma cápsula uniforme, espessa e viscosa, atribuindo uma proteção extra contra a penetração de vírus (bacteriófagos), resistência à ofensiva dos glóbulos brancos (fagocitose), além de proporcionar adesão quando conjuntas em colônia.
Considerando o aspecto estrutural geral, uma bactéria é basicamente constituída por uma membrana plasmática. Podendo essa invaginar, formando uma