geografia
Localização
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste da África
Economia
A agricultura foi a principal atividade econômica do Egito Antigo. Porém, os egípcios também se dedicaram ao artesanato, pecuária, pesca, caça e extração mineral. Praticaram também o comércio exterior com outros povos.
Pirâmide da sociedade
(hierarquia)
Forma de governo
Os antigos egípcios acreditavam que seu rei, o faraó, era uma divindade, e, como tal, ele era um governante absoluto. O Egito antigo sempre foi uma teocracia (forma de governo na qual pessoa que se intitulam representantes de divindades exercem o poder). O governo arrecadava um imposto pago em mercadorias e outro sob a forma de trabalho, a corveia, que lhe fornecia soldados e mão de obra.
Cultura
A cultura egípcia foi profundamente influenciada pela religião; principalmente a arte e arquitetura. Contudo, os egípcios, buscando soluções para problemas práticos, nos deixaram também um vasto legado científico.
Religião
Politeístas
Culto ao deus Sol (Amom – Rá)
As divindades são representadas com formas humanas (politeísmo antropomórfico), com corpo de animal ou só com a cabeça de um bicho (politeísmo antropozoomórfico).
Crença na vida após a morte (Tribunal de Osíris), daí a necessidade de preservar o cadáver, desenvolvimento de técnicas de mumificação, aprimoramento de conhecimentos médico-anatômico.
Período político
A história do Egito divide-se em três fases: o Antigo Império; Médio Império e o Novo Império. Ao longo desses três períodos, o Egito atingiu o apogeu. Porém, a partir do século VII A.C. o Egito foi invadido por vários povos e perdeu o seu antigo esplendor.
Egito Antigo - Antigo Império
A formação e desenvolvimento do primeiro Império da história política do Egito.
Egito Antigo – Médio Império
A reconstrução do poder faraônico e a chegada dos hebreus no Egito.
Egito Antigo – Novo Império
A expulsão dos hicsos e o auge do poder faraônico, sob