Geografia
CURSO TÉCNICO: ADMINISTRAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA Turma: ADM 111
Prof: Sandro
Autores:
▪ Bruno José Nascimento ▪ Jéssica Coelho ▪ Sara Sharon ▪ Vitória Martins
ÁGUAS
SUBTERRÂNEAS
2º trimestre 2012
As águas subterrâneas são um recurso natural indispensável para a vida e para a integridade dos ecossistemas, representando mais de 95% das reservas de água doce exploráveis do globo. Resulta da infiltração da água que provém da precipitação e da alimentação direta dos rios e lagos. Mais da metade da população mundial depende das águas subterrâneas.
O Ciclo Hidrológico
A origem das águas subterrâneas ➢ As águas subterrâneas provêm essencialmente da infiltração da água da chuva; ➢ Uma vez no subsolo, podem formar toalhas ou lençóis de água, por vezes imóveis, que alimentam as fontes e os poços, ou então circular por entre as fissuras das rochas; ➢ As zonas onde a circulação de água subterrânea é mais importante que os cursos de água de superfície apresentam, em geral, uma morfologia característica denominada cársica; ➢ Mas há águas subterrâneas que têm uma origem diferente da infiltração; ➢ São as águas juvenis que provêm do interior da crosta, tal como certas águas termais, e aquelas que são retidas nas rochas; ➢ O estudo das águas subterrâneas reveste uma importância cada vez maior, à medida que o problema da água potável para alimentação das cidades se agrava, já que os aquíferos são explorados indiscriminadamente.
Toalhas ou lençóis de água Entre os diversos tipos de toalhas ou lençóis de água podemos considerar as: ➢ Freáticas - O seu nível varia em função das precipitações. Não sendo perfeitamente horizontais, ocupam as irregularidades topográficas dos terrenos onde se encontram. Em clima temperado são principalmente alimentadas