Geografia
É de fato que desde o surgimento da era industrial o que alavanca desempenho, rendimento e crescimento industrial são os operários, diante disso com o passar dos anos e o aumento superquantitivo de máquinas, fez se necessários questões de seguranças que garantam a boa integridade física e psicológica dos empregados.
Hoje é de suma necessidade à integração social do empregado com regras de segurança que teve início no ano de 1944 e que vem se adapatando cada vez mais ao cotidiano na vida dos operarios e a empresa por meio da (CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que tem por responsabilidade discutir fiscalizar e sugerir melhorias se segurança no trabalho bem como promover treinamentos e cursos que garantam a melhoria na segurança empresarial/industrial por meio de (SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes) com auxílio de engenheiros bombeiros e técnicos responsáveis pelo equipamentos lotados dentro do ambiente de trabalho, no qual ela também obriga o empregador a fornecer Equipamentos de Proteção individual.
Quando houver denúncia de riscos ou mesmo por iniciativa própria, a CIPA pode promover uma inspeção nas dependências da empresa, divulgando os riscos encontrados ao responsável pelo setor, ao Ministério do Trabalho e ao empregador. Trata-se de uma medida que, em caso de acidente de trabalho, poderá caracterizar a responsabilidade do empregador por omissão ao não atender as providências requerídas. Constatando o risco ou acidente de trabalho, a CIPA discute e encaminha à DRT e ao empregador o resultado das