geografia e tic
1.1 Meios de Comunicação entre os homens: um breve histórico
É cronologicamente antiga a preocupação humana para com o processo de construção de meios com vistas à comunicação com o seu semelhante. Esse contato começou de maneiras bem rústicas, passando por formas de comunicação mais acessíveis, até chegar ao aparato tecnológico da era atual.
As mudanças nas formas de comunicação entre os seres humanos se deram de uma forma mais rápida ou não, conforme o contexto em evidência, mas tudo sempre em correspondência com os parâmetros oferecidos em cada espaço-tempo da sua existência.
No caso do desenvolvimento tecnológico, desde o uso da machadinha, na idade da pedra lascada, até a era da informática, foram inúmeros os avanços significativos para o atendimento das mais variadas necessidades dos seres humanos.
Baseado no que informa o site www.gospellife.com.br, através das tecnologias inventadas em épocas remotas, apesar de rudimentares, como a própria machadinha de pedra, criaram-se as condições para novas possibilidades de trabalho e de mais interação entre os seres que viviam em tribos nômades. O problema é que nas primeiras comunidades, cultivar a terra era algo caracteristicamente temporário, o que gerava a necessidade dos deslocamentos humanos com o fito de obter novas terras férteis para o cultivo.
O site www.segs.com.br esclarece que nos primeiros momentos da pré-história os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de um vocabulário interpretativo. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Com a invenção de alguns instrumentos agrícolas, o homem pôde se fixar, trabalhando a terra, podendo explorá-la melhor. Muito mais tarde, também a escrita, o telégrafo e a imprensa puderam dar nova ênfase ao processo de comunicação entre os homens, vencendo inclusive o