geografia e as artes visuais
Idéis para o TCC
Novas práticas no ensino de Geografia
Ronaldo Mendes Lourenço
Licenciado em Geografia – Universidade Federal do Ceará ronaldo.geografia@yahoo.com.br Resumo
É a partir da observação sobre o processo de ensino e aprendizagem que o presente artigo está fundamentado, particularmente, no que diz respeito à adoção de novas metodologias no ensino de disciplinas escolares, no caso, analisa-se essa realidade em uma perspectiva disciplinar da Geografia.
Hoje eu vou à Escola! É um artigo resultado de um projeto de pesquisa, em que foram tecidas discussões apoiadas em uma experiência proporcionada pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em
Geografia III do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). É por meio desta, que o acadêmico na figura de estagiário defronta-se com a realidade do espaço escolar nas suas mais diversas manifestações (educativa, cultural, plural, etc.), e inserido nessa existência busca por meio de diálogos e práticas promover aos estudantes uma relação de permuta (aluno-aluno/professor-aluno), seja sobre os conhecimentos geográficos ou na construção de novas práticas ou metodologias (Recursos Didáticos) no ensino de Geografia.
Palavras-Chaves: Novas Práticas; Espaço Escolar; Ensino de Geografia.
TODAY I‟LL GO TO SCHOOL!
O ensino de Geografia pode acabar tornando-se restrito, segundo Oliveira
(2003), “O livro didático tornou-se a bíblia dos professores”. Para tanto, surgem às linguagens midiáticas, que para Morduchowicz (2004) apud Zancheta (2005):
Nos dias de hoje, a análise da cultura midiática encontra fôlego, revigorada pelo consumo no mundo globalizado e conseqüente diversificação dos produtos culturais. Em termos mais próximos da Educação, são comuns abordagens acerca das práticas midiáticas juvenis: o que ouvem, o que vêem, o que lêem e porque fazem tal seleção (p.3).
Portanto, a abordagem midiática parte da percepção e sensibilidade de