Geografia: sociedade modificada
Na natureza, tudo está interligado, sendo que quando algo é modificado pela ação do homem acaba também modificando todo o ecossistema. Essas modificações ficam visíveis na qualidade dos produtos, por exemplo na criação de frango. Hoje em dia, através de rações com hormônios, um frango está pronto para ser abatido em poucos dias e seus ovos possuem uma gema mais clara. Um frango caipira é alimentado com grãos de milho, alface e restos de frutas e demoram mais tempo para ser abatido, porém sua carne é mais saborosa e o ovo possui a gema mais amarela, sendo mais forte e assim usado como ''vitamina'' para crianças anêmicas. Toda essa gama de produtos artificiais colocados nas rações, com o tempo trazem prejuízos à nossa saúde.
O homem está sempre em constante tentativa de dominar o ciclo natural. De tanto interferir na natureza, o ecossistema se torna mais instável. O doutor em ciências agrárias, Adilson Paschoal diz: “(...) Ao derrubar as matas para implementar a agricultura, o homem remove sistemas ecológicos complexos, diversificados e estáveis, levando o processo de sucessão ecológica aos primeiros estágios de imaturidade, simplicidade e instabilidade(...)”.
Em síntese, é destruído um local em perfeito estado de conservação para dar lugar à algo ''lucrativo'' e que poderá não render o que era esperado, devido ao surgimento das pragas (que surgem ao