RESUMO DO LIVRO GEOGRAFIA FÍSICA CIENCIA HUMANA
CAPITULO 1- DISCUTINDO A GEOGRAFIA
A paisagem natural ou segunda natureza, está diretamente ligada ao espaço geográfico desta geografia social, identifica aquelas realidades naturais modificadas pelo uso social que permanecem sendo naturais,porem com uma qualidade nova de se constituírem em produtos da história humana, materializações do trabalho social.
O PROBLEMA METODOLÓGICO
Método Científico: métodos de interpretação( posturas filosóficas,logicas) e os de pesquisa( técnicas usadas).
A geografia invade os campos de ação das outras ciências. Esta intromissão significa que o cientista é obrigado a recorrer a outros métodos destas ciências para se chegar ao conhecimento.
Tricart(1977) disse que não havia métodos próprios a geografia, mas métodos de aplicação muito mais gerais que são aplicados a geografia. Na geografia física para desenvolvimento de seus estudos, os métodos foram utilizados de outras ciências,geologia,pedologia, e etc..., contudo na medida que os outros ramos da geografia começaram a se utilizar desses estudos começaram a desenvolver seus próprios métodos do ponto de vista geográfico. Logo, o cabe ressaltar é que na geografia física a metodologia mais adequada é a análise de sistemas e seus derivados: noção de paisagem,geossistema, ecogeografia.
METODO DIALETICO: é o modo de se pensar as contradições da realidade, o modo de se compreender a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação.Daí, todo a sociedade e o planeta se desenvolvem num processo de contradições sequenciais. A dialética-grecia;o método dialético: marx;o problema é que o método esta baseado na concepção do social,da transformação social o que na natureza ocorre é que, os processos de transformação e evolução natural se dão através de suas próprias leis e não obedece a nenhuma ação objetiva como diz o método dialético.Contudo, eu