Clarissa
Livro ClarissaClarissa é o grande clássico de Érico Veríssimo.
Érico Veríssimo (1905-1975), foi um dos escritores mais conhecidos e reconhecidos de sua época. Sua segunda obra e primeiro romance de nome “Clarissa”, 1933, pertence a segunda fase modernista literária do Brasil. Ele faz um retrato real e sem muito drama da passagem da adolescente Clarissa para a vida adulta.
Aos 13 anos Clarissa se muda de uma cidade do interior para a capital, onde vai estudar para ser professora. Ela se muda para a pensão de sua tia Eufrasina. O livro mostra através do olhar otimista da jovem o cotidiano em que ela vive, e como enxerga as pessoas que moram ali. A obra faz um retrato do Brasil na década de 1930 e tenta mostrar as mudanças que aconteciam naquele período.
Resumo de Clarissa
Acredita-se que a cidade para qual Clarissa se muda é Porto Alegre devido a algumas descrições, no livro o autor não especifica a localidade. Na pequena pensão ela conhece a infiel Ondina e seu marido Barata; Tonico um menino com deficiência física e sua mãe Dona Tatá; Levinsky, um judeu comunista e; o músico Amaro que é apaixonado por Clarissa.
Amaro é um personagem que chama atenção, ele é um bancário que sonha em ser pianista e está sempre compondo. Ele possui uma paixão secreta e platônica por Clarissa. A personagem principal se torna amiga de Tonico, um menino deficiente que tem apenas a mãe, uma pessoa simples que precisa trabalhar de costureira para sustentar o filho. Clarissa chega a ter contato com o Dr. Maia que mora na casa rica ao lado da pensão. Quando o menino Tonico morre, ela passa a fantasiar um romance com ele.
Não há grandes reviravoltas ou emblemas dramáticos nesta obra. A menina relata com naturalidade e certa inocência o que acontece a sua volta, a única grande revelação da obra é quando ela descobre que dona Ondina é casada com um caixeiro viajante, Barata, e possui um caso com Nestor, um solteirão de boa vida. A maneira