Geografia Política e Geopolítica:semelhanças e diferenças
I. Introdução
Geografia Política e Geopolítica são áreas do conhecimento que muitas vezes se confundem e se sobrepõem. Como ambos os saberes buscam estabelecer as relações entre o espaço geográfico e política, é natural que se estabeleça este tipo de conflito.Entretanto, as diferenças que as caracterizam são marcantes e devem ser esclarecidas, a fim de que se possa melhor entender a evolução da forma com que os Estados se relacionam ao longo da história.
A seguir, serão apresentadas os principais aspectos que diferenciam os mencionados conceitos, destacando-se, particularmente, a forma como ambos enxergam o relacionamento entre espaço geográfico e a política estabelecida pelos Estados para o atingimento dos seus interesses nacionais.
II.Desenvolvimento
O termo Geografia Política foi lançado no ano de 1897 pelo alemão Friedrisch Ratzel, por meio de sua obra Politische Geographie (Geografia Política). Nesta obra o Estado é concebido como um organismo territorial, onde o Estado detinha a função de articular o povo ao espaço por meio da política territorial. Logo Ratzel concebia o Estado como um organismo, ou seja, como um "todo" constituído por espaço e povo, os quais considerava indissociáveis. Neste contexto, a função precípua do Estado era a razão de sua própria existência, por meio da mobilização dos indivíduos para a defesa e organização do território.
O conceito de Geopolítica foi estabelecido pelo jurista sueco Rudolf Kjellen em 1905, num artigo denominado "As grandes potências", baseado na obra de Ratzel. Cabe ressaltar que a palavra geopolítica é que foi criada por Kjellén, uma vez que os estudos geopolíticos não surgiram naquela época. Em verdade, os estudo sobre poder mundial, relações entre os Estados e políticas adequadas apara a consecução dos interesses nacionais já existiam. Entretanto, coube a Kjellen a primazia da busca por sistematizar estes estudos.
Destaca-se que ambos os