Citologia
Msc. Cyntia Meiry da Silva
Introdução
A área da Biologia que estuda a célula é a Citologia (do grego: cito = célula; logos = estudo). A Citologia estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua importância na complexidade dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células.
Evolução da Citologia
O primeiro pesquisador a registrar suas observações foi o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723). Usando microscópios de sua própria construção, dotados de lente única (microscópio simples), observou e relatou as formas e o comportamento dos microorganismos, sendo por isso considerado o pai da Microbiologia.
Figura: holandês Anton van Leeuwenhoek
Figura: Microscópio Simples, com uma só lente de aumento, usado por Leeuwenhoek.
A célula foi descoberta em 1665 pelo inglês Robert Hooke, que observa um pedaço de cortiça (tecido vegetal morto) usando um conjunto de lentes de aumento, microscópio.
Hooke observou na ampliação do material que o mesmo era formado por pequenos compartimentos vazios que mais parecia com os quartos que os monges da época utilizavam para dormir, como estes compartimentos utilizados pelos monges eram denominados de célula, batizou os espaços observados naquele pedaço de cortiça de células.
Com a invenção do Microscópio óptico foi possível observar estruturas nunca antes vistas pelo homem, às células. Essas estruturas foram mais bem estudadas com a utilização de técnicas de citoquímica e o auxílio fundamental do microscópio eletrônico.
Figura 1: Microscópio Óptico
Figura 2: Microscópio Eletrônico
DICA: Unidades de Medida usadas na Citologia
O metro é a unidade básica do comprimento – Sistema Internacional de Unidades – todas as outras unidades são derivadas dele. As principais subdivisões do metro utilizadas na Citologia são:
Milímetro (mm): metro dividido por mil;
Micrômetro (μm): metro dividido por milhão;