GEOGRAFIA POLITICA
CAMPUS II DE AQUIDAUANA
CURSO DE GEOGRAFIA
GEOGRAFIA POLÍTICA
O PORQUE DA DISPUTA RÚSSIA E UCRANIA PELA REGIÃO CRIMÉIA
ACADEMICO: JEFERSOM IBANHES PROFESSOR: RAFAEL
Aquidauana
2015
As disputas entre Rússia e Ucrânia pela região daCrimeia vêm tomando conta dos noticiários do ano de 2014. Para entender essa questão, é preciso compreender o histórico e as recentes transformações no cenário político ucraniano, o que acabou por envolver relações diplomáticas entre os dois países e outras forças políticas, notadamente a União Europeia e os Estados Unidos.
- A divisão étnica e política na Ucrânia
A Ucrânia é um país marcado por uma ampla pluralidade política e linguística em seu território. Em sua região ocidental, a maioria dos habitantes fala ucraniano e possui, em geral, uma tendência em assumir a linha política que conduziria o país a uma aproximação com a União Europeia. Essa postura vem se alastrando pelo país desde a queda da União Soviética, da qual fazia parte a Ucrânia como uma de suas repúblicas.
Na região oriental do país, registra-se a presença de povos que utilizam o idioma russo, com uma grande quantidade de famílias cuja descendência se relaciona com o país vizinho. Por esse motivo, há algumas zonas em que se estabeleceu um forte sentimento russófono, em que se defende uma maior integração da Ucrânia com Moscou.
Essas relações estão mais ou menos definidas no mapa a seguir.
Mapa da concentração da população russa na Ucrânia ¹
Diante dessa configuração, emergiram vários grupos – partidários e não partidários – que passaram a disputar o poder na Ucrânia e o rumo dos direcionamentos diplomáticos e econômicos do país. Por esse motivo, a instabilidade política na região vem se elevando com o passar dos anos.
- Os protestos na Ucrânia e a derrubada do presidente Victor Yanukovich
O estopim para a eclosão de um cenário que já apresentava certa instabilidade política ocorreu quando o então