Geografia Pedro
Pedro Henrique de Oliveira N°29 3°Etim
Projeções cartográficas
Formas e Especificações Ideológicas
Tatuí – SP
2015
Sumário
Projeções Cartográficas 1
Projeção de Mercator:. 1
Projeção de Peters:. 1
Projeções Ortográfica: 1
Projeção Conica: 2
Projeção de Mollweide:. 2
Projeção de Goode:. 2
Projeção de Holzel:. 2
Projeção Azimutal Equidistante Obliqua: 3
Projeção Azimutal Equidistante Polar: 3
Tipos de propriedade geométrica 3
Projeções Cartográficas
A projeção cartográfica é definida como um traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas.
Projeção de Mercator: Nessas projeções os meridianos e os paralelos são representados por linhas retas que se cruzam. Corresponde a um tipo cilíndrico sem muita modificação. As regiões polares aqui presente são muito exageradas.
Projeção de Mercator ou Cilíndrica Equatorial
Projeção de Peters: Sua base também é cilíndrica equivalente, e determina uma distribuição dos paralelos com intervalor decrescentes desde o equador até os polos. As retas vertical aos paralelos e as linhas meridianas tem intervalos menores, possui um significativo achatamento no sentido Leste-Oeste e a deformação no sentido Norte-Sul.
Projeção Cilíndrica Equivalente de Peters
Projeções Ortográfica: Aqui os paralelos mantem seu paralelismo e os meridianos passam pelos polos, As terras próximas ao Equador aparecem com forma e áreas corretas, mas já os polos apresentam maior deformação.
Projeção ortográfica
Projeção Conica: Nesta projeção os meridianos convergem para os polos e os paralelos são arcos concêntricos (círculos ou superfícies que têm o mesmo centro) situados a igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias.
Projeção Conica
Projeção de Mollweide: Nesta projeção os paralelos são linhas retas e