Atpd Fisica
Antes de se iniciar a parte prática, faz-se necessário entendermos o conceito de elevador, sua função, seu surgimento e funcionamento.
ELEVADORES
À medida que os dias se avançam, o espaço em grandes metrópoles se torna cada vez menor, porém, apesar da escassez de espaço, o crescimento não pode parar, obrigando assim os engenheiros civis e arquitetos a cada vez mais pensar em medidas para contornar este problema, uma delas, surgiu com a invenção da possibilidade de crescer as cidades não só para os lados, como também para cima, surgindo assim, cada vez maiores os edifícios, considerados até o dia de hoje uma das maiores evoluções da engenharia civil. Com o avanço tecnológico das construções, os edifícios foram se tornando cada vez mais altos, surgindo então à necessidade de locomoção entre um piso e outro, nascendo então o conceito dos elevadores, que são cabines seguradas no principio por cabos, posteriormente pistões hidráulicos e pneumáticos, e hoje já contam com o auxilio elétrico, eletrônico e de infinitas outras áreas da automação.
Esquema básico de funcionamento do elevador
A cabina é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro. O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos (intermediários), de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada. Tanto a cabina como o contrapeso desliza pelas guias (trilhos de aço do tipo T), através de corrediças. As guias são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de