Geografia Geral de Santa Catarina
A região da Grande Florianópolis se destaca economicamente nas atividades público-administrativas, setor de pescados, turismo, indústria náutica, setor comercial e de prestação de serviços e um importante pólo tecnológico.
Região Norte – Nordeste Catarinense
A região do Norte-Nordeste Catarinense (Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, São Francisco do Sul, Araquari) destaca-se no setor metal-mecânico, têxtil, plástico, alimentício, no comércio atacadista, turismo cultural e na produção primária de alimentos.
Região do Vale do Itajaí
O Vale do Itajaí é considerado uma das áreas mais importantes de todo o Sul do país, em função da pujança de seu setor secundário: têxtil, alimentício (cultivo de arroz, processamento de aves e suínos e cultivo de fumo e cebola) e bebidas (cervejas artesanais), cristais, calçadista, tecnológico, cerâmica, mecânico / auto-peças, estaleiros e indústrias náuticas, bem como o setor terciário, representado por empresas de logística, serviços de turismo e pelo comércio varejista.
Região Sul Catarinense
A região Sul catarinense é representada pelos municípios de Içara, Criciúma, Siderópolis, Treviso, Araranguá, Urussanga, Lauro Müller, Orleans, Tubarão, Jaguaruna, Laguna, Imbituba. Destaca-se no setor químico-carbonífero, cerâmico, plástico, molduras, têxtil, alimentício, no comércio varejista (supermercados – Giassi, Angeloni e Bistek) e na geração de energia (Usina Termoelétrica Jorge Lacerda).
Região Planalto Catarinense
O Planalto Catarinense caracteriza-se fundamentalmente por uma intensa atividade pastoril, fruto de sua formação socioespacial, baseada na estrutura fundiária dos latifúndios ligados ao capital vicentista e paulista e de sua vegetação natural de campos. Os municípios de Lages, São Joaquim, Curitibanos, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul concentram boa parte da atividade industrial (erva-mate, madeireira, papel e papelão, celulose, moveleira,