Geografia de goias

Localizado no Planalto Central brasileiro, o estado de Goiás tem um relevo bastante variado, com planaltos, chapadas, vales e depressões. Nas regiões sul e leste do estado são encontradas as maiores altitudes, com destaque para a Chapada dos Veadeiros. O pico do Pouso Alto é o ponto mais elevado do estado, com 1784 metros de altitude. No oeste do estado estão concentradas as altitudes mais baixas.
A vegetação predominante no estado de Goiás é o Cerrado, cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. Na região sul do estado são encontradas pequenas faixas de mata Atlântica, principalmente nas margens dos rios e nas serras. Na divisa com o estado do Mato Grosso, a oeste, existe uma pequena área de floresta tropical. No subsolo do Cerrado existe água em abundancia. A fauna do estado é muito rica. São encontradas onças, guarás, tatus, cervos, macacos, tamanduás, pacas, capivaras, antas (nas margens de rios) e emas, seriemas, sendo essas últimas, espécies típicas do Cerrado. Várias dessas espécies estão ameaçadas de extinção, devido ao desmatamento, as queimadas, ao uso de agrotóxico e da caça predatória na região.
O clima do estado é tropical semi-úmido, com temperatura média anual de 23°C. Na estação das chuvas, de outubro a abril, as temperaturas são altas, principalmente nas regiões oeste e norte. Entre setembro e abril, as temperaturas podem chegar a até 39°C. A estação da seca dura de maio a setembro. Entre os meses de maio e julho, as