Geografia (Biogeografia)
ENSINO DE GEOGRAFIA (BIOGEOGRAFIA)
Elaborado por Miguel Ângelo Maquineira, 2015
Miguelmaquineira@gmail.com
Nota inicial
O presente texto, surge na perspectiva da compreensão da ciência Biogeografia enquanto ferramenta de base na resposta dos propósitos da actualidade quando se admite que esta pode ajudar na conservação e protecção do meio ambiente este que está em crise quando, se parece não conhecer o valor das espécies ou organismos vivos em função da sua distribuição geográfica havendo de certa forma o seu comprometimento devido ao uso ou exploração inadequada das mesmas. Portanto é uma forma de contribuir como os demais tradaistas desta linha de pesquisa, ajudando dessa forma na formação de cidadãos amigo de ambiente fundamentada na educação ambiental e biogeográfica. A elaboração desta feramente, orienta-se sobretudo na pesquisa bibliográfica enquanto metodologia, por isso as fontes são indicadas na bibliografia.
Conforme se poderá entender ao logo da pesquisa, não é um trabalho acabado mas sim em progresso, dado duma forma faseado e que com o tempo poderá ser aglutinada tornando-no uno.
Em termos estruturais, esta unidade temática, versa sobre os seguintes pontos:
Conceptualização e objecto de estudo
Subdivisões da Biogeografia
Desenvolvimento histórico da ciência biogeográfica e;
A Biogeografia no contexto do ensino de geografia.
2
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO À BIOGEOGRAFIA
1.0 Conceptualização e objecto da Biogeografia.
Segundo DE MARTONE (1954) a Biogeografia é “o estudo da reparação dos seres vivos na superfície da terra e a análise das suas causas.”
Para DENSERAU (1957) a Biogeografia é a “ciência que estuda a distribuição, a adaptação e expansão das plantas e dos animais”
Em volta do conceito, FURON (1961) defende que Biogeografia é a “ciência que estuda a repartição dos seres vivos na superfície dos continentes e a causa desta repartição no espaço1 e no tempo2”.
Mas, LEMME (1967) defende que Biogeografia é a