A Biogeografia Foi Uma Das Disciplinas Fundadoras Da Geografia Moderna
Portanto, apesar do posicionamento integrador de Ratzel, boa partes dos biogeógrafos acreditavam em uma natureza totalmente exterior a sociedade, como se o homem não fizesse parte da natureza. Porem, hoje se sabe que é necessário ater-se ao papel desempenhado pelo homem na degradação, exploração e transformação da fauna e da flora decorrente das ações humanas no ecossistema. Cabe ao biogeógrafo, compreender a biomassa que seria composta pela interação espacial entre ecossistemas naturais e os sistemas ambientais criados pelo homem.
Humboldt, considerado um dos fundadores da geografia moderna, fez uma expedição na américa do sul para aperfeiçoar a cartografia e observar a fauna e a flora da região, procurando relaciona-los com outros elementos da região como o clima e o relevo.
A biogeografia vem sendo intendida com a ciência que se preocupa em documentar os padrões espaciais da biodiversidade, reside na fragmentação fitogeografia e zoogeografia, dificultando ainda mais os estudos entre os aspectos de ordem biótica , abiótica e antrópica.
De longa data, o ser humano vem selecionando e extinguindo elementos da fauna e da flora terrestre, vem introduzindo espécies exóticas em todos os ecossistemas, vem atribuindo valores econômicos a um numero sempre crescente de fatores naturais. Portanto, talvez o novo papel dos biogeógrafos resida na exploração de novas temáticas que orientem sua disciplina para uma abordagem que contemple aspectos de