biogeografia
Importância da Biogeografia na Formação do Professor de Geografia
Compreende-se por biogeografia a ciência que estuda a distribuição dos seres vivos no planeta, suas causas e conseqüências. Disciplina que constitui o elo da ligação entre a geografia física e a humana, a biogeografia envolve o conhecimento tanto da repartição atual das plantas e dos animais pelos variados ambientes em que sobrevivem, como dos fatores que intervêm nesse processo. Na abordagem biogeográfica, não há nada na natureza que exista isoladamente e por isso é indispensável conhecer as causas da associação ou afastamento de determinadas espécies, assim como os diferentes aspectos morfológicos pelos quais estas se apresentam.
Os padrões de distribuição de espécies em áreas geográficas geralmente pode ser explicado por uma combinação de fatores históricos, tais como: a especiação, extinção; deriva continental; glaciação, e as variações do nível do mar, as vias fluviais e habitat e captura de rio, em combinação com as restrições geográficas de áreas massa de terra e isolamento, e as fontes de energia do ecossistema disponíveis.
A biogeografia é a ciência que se dedica ao estudo da distribuição geográfica dos seres vivos no espaço através do tempo, sendo assim, estuda a distribuição dos seres vivos com base em sua dinâmica na escala espacial e temporal no planeta terra, procura entender os padrões de organização espacial e os processos que levaram a tais disposições biológicas. Como abrange uma ampla área de estudo e relaciona informações de diversas outras ciências, a biogeografia é uma ciência multidisciplinar anda junto com a geografia, biologia, climatologia, geologia, ecologia e