Geogebra
Professora: Conceição Macau
Disciplina: Ciências Físicas ou Químicas
Data de elaboração: 12-01-2013
Maria Cabaço nº10 9ºA
_______________________
Introdução Neste relatório vou falar acerca de uma experiência realizada durante uma visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento. A experiência chama-se Película de Sabão. Ao longo deste relatório vou referir os seus procedimentos e o que aconteceu.
Procedimentos 1º Recolhemos lentamente a corda e puxamos a vareta do líquido de forma a deixar nela uma película de sabão. 2º Puxamos a corda ritmicamente e agitamos suavemente a vareta, de modo a criarmos uma ondulação na película de sabão 3º Afastamo-nos cerca de 50cm e sopramos suavemente para a película. Esta dilatou-se quando soprámos e regressou á sua forma original quando parámos de soprar.
O que aconteceu Uma película de sabão não é tão imaterial como parece. Na verdade é uma camada tripla de sabão e água, com superfícies exteriores que estão em contacto com o ar, e superfícies interiores que estão viradas uma para a outra. As manchas de cor que vimos na camada de sabão proveem da luz branca que brilhava sobre ela. A luz branca contém todas as cores do arco-íris. Quando a luz atinge a película de sabão, as cores surgem de uma forma surpreendente. Se pudéssemos ampliar esta película e olhar para ela de longe, veríamos como se formam as cores do arco-íris. Parte da luz que atinge a película reflete-se a recua perante a superfície exterior da mesma, outra parte atravessa-a e ressalta nas superfícies interiores. As cores desta película de sabão são formadas pela combinação destes dois conjuntos de luz refletida. As cores que vimos são na verdade determinadas pela espessura da película de sabão. As cores do arco-íris aparecem quando na película de sabão duas ondas luminosas de luz refletida se cruzam. Mas à medida que o sabão se dissolve é que a superfície superior vai perdendo