Indios
Christopher D’Oranges Melo Marques
Luccas Brazz Duque
Poços De Caldas
23/03/2013
Índice
Introdução
A presença dos índios no território brasileiro é muito anterior ao processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em suas terras. Segundo estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Nessa vasta população, havia a presença de etnias de diferentes filiações linguísticas, entre as quais podem-se citar os Panos, Caribes, Tupi-guaranis, jês e outros.
Aponta-se para uma tendência do índio passar a viver em cidades para poder estudar e ter acesso a outros recursos e o risco de favelização diante das dificuldades para se manter no meio urbano.
Tupinambás
Localização: Bahia
Manifestação Cultural: Praticavam a Antropofagia
Religião: Uma das crenças dos tupinambás era em Sumé, homem branco que segundo eles desapareceu pelo mar e disse que voltaria para trazer o fim do mundo. Quando avistaram os portugueses, acharam que eram divindades semelhantes a Sumé, daí a cordialidade com que os trataram.
Os jesuítas interprevam essa lenda tupinambá como sendo um relato da passagem do apóstolo Tomé por estas terras.
Organização Política: Civilização , existem as mais variadas formas de organização social , política, e econômica. Cada etnia tem sua própria regra de convivência, de como se relacionar com o meio existente. Possui entre todas as Nações alguns prontos em comum: o convívio harmonioso com a Mãe Natureza, o desapego aos bens materiais, a vontade de continuar perpetuando, a coletividade, a igualdade, a solidariedade, o respeito e o amor ao próximo. História:
Os Tupinambás foram os primeiros indígenas que Pedro Alvares Cabral encontrou quando chegou ao Brasil em 1500. Noinício do período colonial, os Tupinambás ocupavam o Sudeste do Brasil numa faixa costeira que ia do rio Juqueriquerê,em São Paulo até ao Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro. A maior