Fundamentos da psicopedagogia
WEBQUEST
Fundamentos da Psicopedagogia
Trabalho solicitado pelo professor Ladislau Ribeiro da Nascimento dirigido ao Curso de Pós-graduação no Curso de Psicopedagogia
Alunas
Elizete Santana B. Zeferino RA 2201250316
Maria das Graças Eiras Oliveira RA.2201242467
Marlucia da Conceição Sousa Oliveira RA. 2201245918
Patricia RA:
Silvana Pereira RA. 2201253870
“ cabecinha boa de menino triste. De menino triste que sofre sozinho.Que sozinho sofre – e resiste.”
Cecília Meireles
INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta uma análise através das cenas do filme “ Uma mente brilhante” e sua relação com a Psicopedagogia. O recorte de estudo do grupo centrou-se na importância da afetividade, a relação entre professor aluno e a instituição, as relações sociais e a resiliência. Apresentamos as análises em consonância com os conceitos indicados na bibliografia e demais pesquisas.
DESCRIÇÃO DAS CENAS E SUA RELAÇÃO COM O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA
O filme “Uma mente brilhante” narra a trajetória e os desafios vividos por John Nash, desde sua chegada na Universidade de Princeton em 1947 até o recebimento do prêmio Nobel em 1994, após lutar durante anos contra a esquizofrenia. Analisando as cenas podemos traçar um paralelo entre a vida de John Nash e muitos dos alunos que estão dentro das escolas que atuamos. Constatamos que a Psicopedagogia exerce um papel importante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, uma vez que ficou claro a importância da afetividade, relacionamento interpessoal, o espaço, o papel da instituição.