Geogafia
Principal recurso mineral encontrado no Brasil. O minério de ferro é extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita. Áreas de ocorrência:
A principal e tradicional área produtora localiza-se no Estado de Minas Gerais, numa área chamada de "Quadrilátero Ferrífero", tendo como "vértices" as cidades de Belo Horizonte, Santa Bárbara, Mariana e Congonhas, cobrindo um território de mais de 7.000 km2. A produção do Quadrilátero abastece as usinas siderúrgicas nacionais e produz, em grande parte, para a exportação, através da Cia Vale do Rio Doce. O minério é escoado pela Estrada de Ferro Vitória-Minas até os terminais dos portos de Vitória e, principalmente, o de Tubarão, ambos no Espírito Santo. Uma outra área produtora e com reservas superiores às de Minas Gerais, embora com minérios de qualidade inferior, é o Maciço de Urucum, no município de Corumbá - Mato Grosso do Sul. O minério dessa região é escoado pelo rio Paraguai, através do porto de Corumbá, e abastece os países do Mercosul. A mais importante jazida de minério de ferro de alto teor está localizada na Serra dos Carajás, a maior e mais variada província mineralógica brasileira. Situa-se próxima da cidade de Marabá e do rio Tocantins, no Estado do Pará. O minério é transportado pela Estrada de Ferro Carajás até o porto de Itaqui, no Maranhão, de onde é exportado. O Estado do Pará é o segundo produtor nacional.
O minério de ferro é o principal produto mineral exportado pelo Brasil, sendo este o 2º maior exportador do mundo, sendo superado apenas pela China, respondendo por 18% da produção do globo.
Manganês
Segundo minério em importância no Brasil, extraído principalmente da pirolusita. Sua maior utilização é na fabricação do aço, misturado ao ferro, no setor metalúrgico de ferro-liga.
Áreas de ocorrência:
• A tradicional área produtora e exportadora, localizou-se na Serra do Navio, no Amapá, desgastada por companhias exploradoras norte-americanas.