Geociencia
Salienta-se que a classe de solo traz muitas informações a respeito do ambiente de desenvolvimento das plantas e também sobre os impedimentos à mecanização, erodibilidade, infiltração de água, etc e possibilita interações entre cada classe.
Se alem do nome central da classe, houver dados sobre o relevo e vegetação original, o teor de informações aumenta muito.
2- Com relação aos solos zonais, caracterize:
Latossolo:
Os latatossolos de coloração vermelha, alaranjada ou amarela, muito profundos (mais de dois metros de profundidade) friáveis, bastante porosos, de textura variável, com argilas de baixa capacidade de troca de cátions e fortemente pequenas e os teores de óxidos de ferro e de alumínio são elevados. Os latossolos são considerados como sendo os solos cujos materiais são os mais decompostos. Eles forma-se em meios ambientes com intensa umidade e calor; daí serem encontrados nas regiões de clima úmido. Os Latossolos apresentam a maior representação geográfica no Brasil em relação aos demais tipos de solos. Em termos globais, estendem-se por cerca de 750 milhões de hectares, sendo que 300 milhões de hectares estão em território brasileiro. As argilas são predominantemente do tipo caulinita, cujas partículas são revestidas por óxidos de ferro, responsáveis pelas típicas cores avermelhadas.
A transição entre horizontes é gradual ou difusa e quase sempre a única diferença a notar no perfil é um escurecimento do horizonte A, ocasionado pelo acúmulo de húmus advindo de uma intensa decomposição de restos vegetais. A textura ou granulometria é também uniforme, uma vez ser destituído do horizonte B. Neste horizonte, a estrutura é composta de agregados com formato arredondado e de tamanhos muito pequenos (0,5 a 3,0 mm), os quais são numerosos e acomodados de modo a deixarem uma grande quantidade de macroporos entre eles, o que proporciona uma alta