Geociencias
Angelo Okada
ATIVIDADE I – ANÁLISE DOS CAPITULOS I, II E III.
Natal – RN 2012
ANÁLISE DIRETA E PERCEPÇÕES DOS CAPITULOS I, II E III.
Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Geologia e Geopolítica – Direito do Petróleo e Gás do curso de pós-graduação lato sensu da Universidade Cândido Mendes no curso de MBA Executivo em Petróleo e Gás
Tutor: Josué Octávio
Natal - RN Julho (2012)
“Não somos o que deveríamos ser; não somos o que queríamos ser; mas graças a Deus, não somos o que éramos.”
Martin Luther King
Sumário
1 – O entendimento do planeta terra. 5 2 – As camadas da Terra. 6 3 – A deriva Continental 7 4 – Conclusão 8 5 – Referencias 9
1 – O entendimento do planeta terra.
O nosso planeta é constituído aproximadamente de 70% de agua e de 30% de terra. Estes 70% de agua estão divididos nos três estados da matéria, solido, liquido e gasoso. Cada estado físico da matéria apresenta propriedades especificas do tipo físico, químico, biológico entre outras; já os 30% de terra está no estado solido.
O conhecimento das propriedades específicas dos materiais nos permite fazer inferências sobre a composição de diferentes materiais e composição interna do nosso planeta, por exemplo. Uma das formas dos cientistas deduzirem que o núcleo do nosso planeta é liquido, se deu através da velocidade das ondas sísmicas que atravessa o núcleo pelo tempo que estas demoram a percorrer o núcleo.
Baseado nas ondas sísmicas gerados pelos terremotos é possível calcular o tempo que essas ondas demoram a percorrer a distancia do epicentro até um sismógrafo posicionado em qualquer lugar do planeta; Com esse tempo registrado é possível estimar o percurso destas ondas e a velocidade da onda neste percurso, chegando assim a uma conclusão da propriedade física do meio onde esta onda percorreu, podendo assim deduzir que tipo de material a onda percorreu, se o material é líquido, gasoso ou solido.
Ainda segundo os