Geobotanica
ESCOLA DE MINAS
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA
RELATÓRIO - CAMPO DE GEOQUÍMICA
27/04/2012
RENATO COELHO DIAS 09.1.1217
INTRODUÇÃO
A região do Quadrilátero Ferrífero abrange uma área de 7.000 km2, sendo conhecida mundialmente por sua diversidade, tanto mineral como litológica. Em função da sua história e dos recursos que ainda encerra, o Quadrilátero Ferrífero pode ser considerado como a mais importante província mineral do Brasil, suas rochas possuem idades Arqueanas e Paleoproterozóicas.
O local visitado fica a leste do quadrilátero Ferrífero dentro do complexo Santa Bárbara. Nos distritos de Monsenhor Horta, a 16 km da cidade de Mariana e Cachoeira do Brumado a 27 km de Mariana.
Imagem de satélite do Quadrilátero Ferrífero – Ponto de visita ocorre na porção leste do conjunto de montanhas.
OBJETIVOS
O trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a geologia da região, interpretar a formação da litologia analisada, conhecer a forma correta de amostragem quantitativa e qualitativa e recolher amostras para a realização de análises geoquímicas durante as aulas práticas.
PONTO 1: Localizado no distrito de Monsenhor Horta, complexo Santa Bárbara. Antiga pedreira, com aproximadamente 40 metros de altura de rochas meta-ígneas do embasamento, geralmente granito-gnaisse. O afloramento apresenta uma porcentagem grande de rocha com bandamento gnáissico mesocromático, ora mais acinzentado ora mais bandada. Composição mineralógica constituída por quartzo, moscovita, biotita, feldspato e anfibólio/piroxênio. O aparecimento do anfibólio/piroxênio pode ter sido por fusão parcial. A rocha protólito provavelmente é um ortognaisse, visto a ausência de minerais aluminosos. Espera-se que esse ortognaisse seja a rocha mais antiga.
Ainda no mesmo afloramento encontramos diques