Genética
GENÉTICA
Hereditariedade é o somatório de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas, transmitidas a um indivíduo durante a fecundação. Podem os descendentes ocultar ou manifestar as características herdadas, inscritas no material genético, mais precisamente pela expressão gênica dos cromossomos (molécula portadora dos caracteres biológicos de um ser vivo ou até mesmo um vírus).
Quando não expressa a característica, não significa dizer que foi apagada do genoma (conjunto de cromossomos de
Visão superior de uma cadeia de um uma espécie), típico da população, ou seja, um indivíduo porDNA tador de um genótipo qualquer, mesmo tendo seu gene inativo, transmite aos seus descendentes um fenótipo que ficou escondido na geração parental.
Isso ocorre com frequência em animais e plantas. Nos seres humanos é mais nítido quando observamos aspectos físicos superficiais como: a pigmentação da pele ou dos olhos. Assim, pais com olhos castanhos, podem ter filhos com olhos claros, verdes ou azuis.
Os genes são os elementos fundamentais da genética, constituídos por centenas de nucleotídeos em sequência, exercendo funções codificantes e reguladoras. Dessa forma, o gene que codifica uma determinada proteína codifica não apenas essa proteína, mas também as regiões que regulam a produção da mesma.
É no gene que as informações genéticas dos indivíduos são transmitidas de pai para filho (hereditariedade), portanto, determina as características dos seres vivos, sintetizando as moléculas que coordenam o metabolismo.
Os genes estão dispostos linearmente nos cromossomos, formando um longo filamento de DNA (regiões de eucromatina), e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas (regiões de heterocromatina). Portanto, o cromossomo é a estrutura dentro da célula que armazena o DNA dos seres vivos.
Em cada cromossomo o DNA fica como uma fita espiralada. No ser humano a bagagem cromossômica resulta em 23 pares de