Eu sei
2. Vida útil do componente – esta é a fase de pouquíssimas quebras e/ou paradas e é a fase de maior rendimento do equipamento.
3. Envelhecimento – os vários componentes vão atingindo o fim da vida útil e passam a apresentar quebras e/ou paradas mais frequentes. É a hora de decidir pela reforma total ou sucateamento.
Planejamento – É um dos aspectos mais importante de uma boa administração da manutenção, melhor produtividade
Manutenção: Garantir a disponibilidade dos equipamentos e instalações de modo a atender as necessidades do setor produtivo ee de SMS, para tanto, a prestação do serviço deverá ter confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custo adequado.
OBJETIVO DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO DA ROTINA
“Assegurar a disponibilidade dos equipamentos através da eficiente priorização, planejamento e execução dos serviços de manutenção e do monitoramento contínuo dos indicadores de desempenho deste processo”.
OBJETIVO DA GESTÃO DE PARADAS
“Assegurar que o processo de planejamento da parada siga um modelo estruturado no qual os riscos de cada etapa, que envolvam recursos humanos e materiais, sejam avaliados e validados”.
1. Manutenção não Planejada: MANUTENÇÃO CORRETIVA
1.1 Inesperada: tem como objetivo de localizar e reparar defeitos repentinos em equipamentos que operam em regime de trabalho contínuo.
1.2 Ocasional; consiste em fazer consertos de falhas que não param a máquina. Manutenção planejada
1.1 Preventiva: consiste no conjunto de procedimentos e ações antecipadas que visam manter a máquina em funcionamento.
1.2 1.2 Preditiva: é um tipo de ação preventiva baseada no conhecimento das condições de cada um dos componentes das máquinas e equipamentos. Esses dados são obtidos por meio de um acompanhamento do desgaste de peças vitais por testes