Genética
O presente trabalho foi elaborado por alunas do curso de Psicologia, tem o objetivo de descrever o conteúdo apresentado em sala de aula durante o 3º bimestre do ano de 2012.
A seguir serão apresentados e explicados em sequencia os seguintes assuntos: Estrutura e função do DNA e RNA; Processos de Replicação, Transcrição e Tradução; Primeira Lei Mendeliana; Herança autossômica dominante e recessiva; Herança recessiva ligada ao cromossomo X. DNA (ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO) E RNA (ÁCIDO RIBONUCLEICO)
Estrutura DNA e RNA.
O DNA é uma molécula que está compactada nos cromossomos, dentro de cada cromossomo há o DNA em sequencia, estes cromossomos se encontram no núcleo e são feitos de DNA e proteínas. A molécula de DNA é feita no núcleo, de uma sequencia de nucleotídeos, estes são caracterizados por quatro tipos diferentes, e esta sequencia que formará a molécula de DNA. Por sua vez, o nucleotídeo é feito da associação de três moléculas: um grupamento fosfato, um glicídio e uma base nitrogenada. Esta base nitrogenada é o que diferencia os quatro tipos de nucleotídeos, são estas: Adenina (A), Timina (T), Guanina (G) e Citosina (C).
A molécula de DNA tem fitas antiparalelas e as bases se pareiam conforme abaixo: Adenina (A) Timina (T) Guanina (G) Citosina (C)
No que se refere à molécula de RNA, esta é produzida pelo DNA, também é feita de uma sequencia de nucleotídeos, porém o RNA tem a base nitrogenada diferente. Sua base é a Uracila (U) e não Timina (T) como na molécula de DNA. Além disso, a molécula de RNA tem uma fita simples.
Função DNA e RNA.
As informações genéticas estão escritas em forma de código na molécula de DNA, estas informações são usadas no citoplasma. Os trechos que são utilizados do DNA para codificar uma proteína são chamados de genes.
O RNA tem seu papel importante no processo de Transcrição e Tradução para a síntese da proteína. A diante, serão explicado os processos