Genética
A descoberta do DNA ocorreu em 1953. Duas cadeias de nucleotídeos, que se helicoidizam e formam a dupla hélice. Desde então, ocorreram vários estudos do DNA, descobrindo a replicação, transcrição e a tradução.
Nos anos 1970, houve a descoberta da transcriptase reversa.
A característica é um reflexo de uma enzima que sintetizou uma molécula pra fazer a estrutura da célula/ cabelo, etc. Os alelos A a são proteínas.
O sequenciamento de DNA foi descrito em 1977 por Frederic Sanger.
O Projeto Genoma Humano é um empreendimento internacional, iniciado formalmente em 1990 e projetado para durar 15 anos, com o objetivo de identificar e fazer o mapeamento dos genes existentes no DNA das células do corpo humano, determinar as sequências dos 3 bilhões de bases químicas que compõem o DNA humano e armazenar essas informações em bancos de dados acessíveis.
Mendel: propõe um mecanismo de herança genética.
- a herança é particulada (antes, os filhos eram a mistura dos pais), através dos cruzamentos que ele fez em linhagens puras e distintas, ele viu que na F1 uma característica some. “Existem fatores que condicionam a herança e eles interagem para a característica”.
- existe uma relação de dominância e recessividade.
Mendel:
Estudou as ervilhas (diploides), com características simples (determinadas por um único gene) e independentes (não estavam localizadas no mesmo cromossomo). A ervilha é de fácil manipulação, cultivo e é capaz de fazer autofecundação (linhagens puras - homozigotas), além de ter um grande numero de descendentes.
Realizou fecundação cruzada entre ervilhas com características. Observou o desaparecimento de uma característica. A F1 realizou autofecundação e a característica reapareceu, mas em