Genética
A Genética é a ciência que estuda o processo de transmissão dos carateres dos progenitores para a sua descendência.
Como tudo começa … ÓVULO + ESPERMATOZOIDE
OVO Primeira célula que constitui o individuo
(esta vai dividir-se em 2 pois contêm, cada uma das células, a herança genética do pai e da mãe)
O Interior de uma célula
Núcleo
É possível verificar que, dentro do núcleo, existe um número definido de finíssimos e longos filamentos enrolados denominados por CROMOSSOMAS.
São constituídos quimicamente por ADN (ÁCIDO DESOXIRRIBINUCLEICO);
São as estruturas mais importantes na célula durante a divisão celular, uma vez que, são responsáveis pela transmissão da informação hereditária de geração em geração;
Têm o mesmo número (exceto as células sexuais) - 46 (23 da mãe e 23 do pai);
O número e a forma são característicos de cada espécie, sendo designado por CARIÓTIPO;
Cromossomas Sexuais
A espécie humana tem 23 pares de cromossomas. 22 Pares são comuns aos dois sexos. O par 23 (par do cromossoma sexual) é distinto nos dois sexos: na mulher é constituído por dois cromossomas X; no homem, o par é formado por um cromossoma X e por outro, mais curto, o cromossoma Y. Assim, quem define o sexo da criança é o pai.
Genoma Humano É o conjunto de genes que constituem o ser humano.
Segmentos de ADN organizados em nucleótidos numa determinada sequência constituem uma unidade de linguagem química designada por GENE. É um segmento de um cromossoma com um código próprio que contêm informação para produzir uma característica determinada. Por exemplo a cor dos olhos, cabelo …
Os cromossomas são constituídos por vários genes que são responsáveis por diferentes características. Os cromossomas com formas e estruturas idênticas são designados por CROMOSSOMAS HOMÓLOGOS - têm informação para o mesmo