Genética do comportamento
O comportamento pode ser definido como o conjunto de atitudes e reações do indivíduo, determinadas por fatores internos variáveis e influenciadas por diversos fatores ambientais(BORGES-OSÒRIO,p 330)
Há muito tempo o homem deseja compreender o funcionamento e a origem das doenças. Sabe-se, que desde Hipócrates, a medicina tem estudado fatores exógenos e endógenos na etiologia das doenças; atualmente, nas últimas décadas, as técnicas de epidemiologia e da genética possibilitaram identificar as contribuições ambientais e hereditárias de várias doenças (YUDOFSKY, S. et al.1996).
A genética comportamental é uma disciplina científica que estuda os mecanismos genéticos e neurobiológicos envolvidos em diversos comportamentos animais e humanos. Uma ponte entre os aspectos moleculares e fisiológicos da biologia e da ecologia.O comportamento é a ligação entre organismos e o ambiente, e entre o sistema nervoso e o ecossistema. A PESQUISA no campo da Genética Comportamental tem demonstrado que praticamente todo aspecto da personalidade humana tem sua origem tanto em fatores biológicos quanto em fatores ambientais. Herdabilidade é uma medida estatística que é expressa como um percentual. Essa percentual representa, em última análise, a extensão em que os fatores genéticos contribuem para variações, em um dado traço, entre os membros de uma população(LANZ, 2008).
O estudo do Comportamento Animal é um importante campo científico por ter feito importantes contribuições para outras disciplinas com aplicações para o estudo do comportamento humano, para as neurociências, para o manejo do meio ambiente e de recursos naturais, para o estudo do bem-estar animal e para a educação de futuras gerações de cientistas;entender as diferenças de adaptabilidade entre espécies que vivem em uma variedade de hábitats e aquelas que se restringem a hábitats limitados pode levar à compreensão de como nós podemos melhorar a adaptabilidade humana frente às variações do nosso