GENÉTICA APLICADA À CRIAÇÃO CANINA
Acadêmico: Schayanne Neves
Professor-Débora Jacinto
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID0374) – Prática do Módulo I
11/04/15
RESUMO
Genética, compreende a transmissão de características físicas e comportamentais mediante as gerações. A descoberta estabelecida por Gregor Mendel ocorreu na ocasião onde empregou ervilhas em seu projeto, dando início a designação das descobertas, então as analisou e classificou de forma padronizada, constatando sete pares de traços diferenciados que sucederam em sete variedades distintas da planta. O melhoramento animal nos oferece um extenso campo de debate. Ao fazer a escolha dos reprodutores são necessárias medidas estreitamente criteriosas para que possam ser alcançados os propósitos sem equivoco. Os princípios da hereditariedade se aplicam a todos os organismos vivos. Para que sejam obtidas melhorias numa raça, é indispensável a seleção adequada. A finalidade é originar a uniformidade dos atributos que estão presentes nos exemplares supremos, visando a produção de indivíduos não apenas completos em si, mas que possuam tendências hereditárias, onde possam transmitir sua excelência peculiar, de modo que, por meio de uma seleção sensata de acasalamentos, seja alcançada a excelência ecumênica. O que é mais formidável do que a perfeição individual.
Palavras-chave: Genética. Evolução. Melhoramento.
1 INTRODUÇÃO
Por anos a genética tem sido uma ferramenta enigmática, de grande relevância para os acontecimentos no decorrer da história. Depois de Mendel ter presenteado a humanidade com suas ilustres descobertas consecutivas de seus esforços e grande dedicação, a curiosidade humana não parou por aí. A engenharia genética já tem conseguido dar seus passos com uma notável amplitude.
Alguns avanços tem nos beneficiado grandiosamente em relação às prevenções de doenças suscetíveis diretamente ligadas aos genes, estendendo-se em uma larga escala de atuação, tanto em