Holodomor Desconstruindo Mito
503 palavras
3 páginas
HolodomorHouve fome na Ucrânia em 1932-1933. Mas ela foi causada principalmente provocada pela luta de morte que a extrema – direita ucraniana dirigiu contra o socialismo e contra a coletivização da agricultura.
No curso dos anos 30, essa extrema – direita, ligada aos hitleristas, tinha já utilizado a fundo o tema da “fome provocada deliberadamente para exterminar o povo ucraniano”. Mas, após a II Guerra Mundial, ela “ajustaria” esta propaganda com o objetivo principal de cobrir os crimes cometidos pelos nazistas e de mobilizar as forças do Ocidente contra o comunismo.
Com efeito, após o começo dos anos 50, a realidade do extermínio de seis milhões de judeus se impôs à consciência mundial. A extrema – direita mundial tinha necessidade de uma quantidade superior de mortos, “vítimas do terror comunista”. E em 1953, o ano do macarthismo triunfante, viu – se um crescimento espetacular do número de mortos da Ucrânia... 20 anos antes. Como os judeus tinham sido mortos de forma deliberada, científica, era necessário que “o extermínio” do povo ucraniano tomasse também a forma de um genocídio cometido a sangue frio. E a extrema – direita que nega com convicção o holocausto dos judeus, inventou o holocausto ucraniano!
Antes de tudo, ela foi provocada pela verdadeira guerra civil desencadeada pelos kulaks e os elementos reacionários contra a coletivização da agricultura.
Frederick Schuman viajou como professor no Wiliams College, ele publicou, em 1957, um livro sobre a União Soviética. Ele fala da fome.
“A oposição (dos kulaks) tomou começo a forma de abatimento do gado vacum e dos cavalos, antes que os vissem coletivizados. O resultado foi um golpe terrível para a agricultura soviética, porque a maioria das vacas e dos cavalos pertencia aos kulaks. Entre 1928 e 1933, o número dos cavalos passou de cerca de 30 milhões para menos de 15 milhões; de 70 milhões de cabeças de gado com chifres, das quais 31 milhões vacas, cai para 38 milhões, das quais 20 milhões de vacas; o