Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raça nas Relações de Trabalho
Tecnologia em gestão pública
PORTIFOLIO
TRABALHO EM GRUPO
A organização como um ambiente vivo, a Influencia das relações humanas no ambiente do trabalho.
O âmbito de trabalho nas organizações esta cada vez com mais deficiência na parte de relações interpessoais, ou seja, falta de comunicação entre os profissionais da empresa, brincadeiras desnecessárias, tudo isso influi para a convivência no ambiente de trabalho ser desagradável.
A falta de comunicação entre subordinados e chefia faz com que toda uma equipe ou grupo de profissionais se desestruture, a comunicação é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento das atividades de uma empresa, organização ou instituição.
Segundo Moscovici (2001:34) afirma que “as relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação”. Em situações de trabalho, sentimentos positivos de simpatia, respeito e confiança provocarão aumento de interação e de cooperação favoráveis ao trabalho em equipe, repercutindo em maior produtividade. Analogamente, sentimentos negativos como antipatia, desconfiança e rejeição levam ao afastamento, à menor comunicação, contribuindo para situações de conflitos e queda de produtividade.
A relação humana esta vinculada ao respeito pessoal que compreende promover o relacionamento pessoal e profissional baseado na ética, respeito e no reconhecimento das diferenças de cada individuo.
Sem querer generalizar existem algumas organizações onde os conflitos são constantes e por vários motivos: diferença de idade, valores, raça, crenças, financeiros e entre outros:
Hierárquico: colocam em jogo as relações com a autoridade existente. Ocorre quando a pessoa é responsável por um grupo não encontrando apoio junto aos seus subordinados e vice-versa. Neste caso, as dificuldades encontradas no dia-a-dia deixam a maior parte das pessoas envolvidas desprotegidas